Vinte&Um: O retorno da Nokia

O Nokia 8 é o primeiro smartphone premium da marca com Android, depois do Windows Phone

A Nokia é conhecida como uma das fabricantes que mais impactaram o mercado de celulares. Desde o Nokia 3310, o celular-mitológico inquebrável com bateria eterna, a sua fama é bem aplicada. Foram produtos desde com qualidade até inovadores que garantiram este status. Entretanto, com o declínio do Symbian, antigo sistema operacional móvel dos seus smartphones, e a adoção do Windows Phone como sistema principal e a compra da divisão de smartphones pela Microsoft, a marca chegou até a sumir do mercado. Hoje, isto pode mudar.

Continuar lendo

Vinte&Um: O possível futuro do iPhone 8

Tela sem bordas é uma das principais apostas

O ano está na metade e os rumores sobre o futuro iPhone começam a pipocar. Com 10 anos de lançamento, a expectativa fica ainda maior. Já há indícios de grandes mudanças, como uma tela sem bordas, reconhecimento facial e o fim do icônico botão de início. Mas tudo isso pode ter sido confirmado essa semana, após um vazamento da própria Apple.

Continuar lendo

Vinte&Um: Quantos ambulantes! Quanto desemprego!

Desde o início da crise e aumento do desemprego, a quantidade de ambulantes só veio a crescer, no Rio de Janeiro

Andando de trem em direção ao Méier, a pressa me assustava. Os ponteiros já batiam 14h50 quando eu ainda estava saindo da Central. Precisava chegar lá às 15h. Pior: ainda tinha que andar uma rua extremamente quente do verão suburbano carioca, para alcançar o meu destino. “Meu Deus, meus Deus”, pensava, embora não conseguisse focar nos meus pensamentos.

Continuar lendo

Vinte&Um: Obrigado, iPod!

Cerca de 20 anos depois, o iPod começa a se despedir, com o fim do iPod Nano e Shuffle

Chegou a vez dos iPods: a Apple, ontem, deu o primeiro beijo da morte na linha. Sem alarde algum, retirou os iPods Nano e Shuffle do site. A mudança foi percebida por blogs e jornais de tecnologia, que noticiaram o ocorrido aos quatro cantos do mundo. Mais tarde, a Apple confirmou o fato. Só restou o iPod touch para contar história.

Continuar lendo

Vinte&Um: O spa fluminense

Enquanto o Estado do Rio de Janeiro vive uma das suas piores crises, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estava hospedado em um spa de luxo, o Rituaali, como informa a coluna do Ancelmo Gois, do jornal O Globo. De licença por questões de saúde desde domingo (16), foi encontrado em Penedo, região serrana do Rio, ao invés do hospital. O governador afirma que as despesas foram pagas com recursos próprios.

Continuar lendo

Vinte&Um: O fim das VPNs na China

A partir do dia 1ª de fevereiro, nenhuma VPN poderá ser acessada na China

Embora a China seja uma das maiores economias do mundo, é também um dos países onde a liberdade é quase inexistente. A ditadura chinesa impõe uma dura censura em cima dos meios de comunicação. Nessa linha, não é preciso pensar muito para chegar ao consenso de que a internet está na mesma situação. Mas isso pode piorar, a partir do ano que vem.

Continuar lendo

Vinte&Um: A insegurança pública do Rio de Janeiro

Em dois dias, duas jovens foram atingidas por balas perdidas, durante tiroteios em comunidades

A crise no Estado do Rio de Janeiro está chegando a índices alarmantes, em especial, quando se trata de segurança pública. De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), entre janeiro e abril desse ano, tivemos cerca de 1.905 homicídios, uma média de 16 casos por dia. Ainda assim, a situação consegue ficar pior, quando uma grávida e duas crianças foram atingidas por balas perdida, em menos de uma semana, em tiroteios durante operações policiais. Uma das jovens está morta.

Continuar lendo

Vinte&Um: Atualize o sistema: é para a sua segurança (e o seu bolso)

Um mês depois do WannaCry, a Nayana, hospedagem sul coreana, teve um prejuízo milionário após ataque de ransomware

Nem em casa a segurança é plena. Basta ligar o computador ou o celular para estar em risco. Só este ano, uma falha no Windows fez com que diversos computadores fossem infectados pelo WannaCry, um ransomware. Os alvos foram computadores domésticos e corporativos. Por conta disso, diversos arquivos e dados foram “sequestrados”, deixando o mundo desesperado. Agora, o alvo foi a empresa sul coreana Nayana, que teve mais de 100 servidores Linux infeccionados pelo Erebus, deixando mais de mil sites fora do ar e rendendo um prejuízo milionário.

Continuar lendo